A esfiha fechada é um salgado de origem árabe, muito popular no Brasil. A receita consiste em uma massa leve e macia, recheada com uma mistura de carne moída temperada com especiarias,
cebola e tomate. A esfiha é então moldada e assada até que fique dourada e crocante por fora.
O resultado é uma esfiha deliciosa, com uma casquinha crocante e macia e um recheio suculento e muito saboroso. É uma ótima opção para servir em lanches, festas e como petisco para compartilhar com amigos e família.
Por que a Esfiha é tão boa?
Sabor: a Esfiha de carne é uma combinação perfeita de sabores, com uma massa macia e recheio suculento de carne, cebola e temperos, como tomate, salsinha e limão. O resultado é uma esfiha deliciosa, com um sabor único e marcante.
Variedade: a esfiha de carne é uma das muitas variações da esfiha, um prato popular do Oriente Médio. Existem diversas receitas e variações de esfihas, e a de carne é uma das mais populares e tradicionais.
Praticidade: a esfiha fechada de carne é uma opção prática e fácil de comer. É uma ótima opção para quem precisa fazer uma refeição rápida ou quer levar de lanche. Além disso, a esfiha pode ser consumida quente ou fria, o que a torna ainda mais versátil.
Quais os ingredientes para fazer a esfiha?
Os ingredientes principais para fazer a esfiha fechada de carne são: carne moída, cebola, tomate, limão, salsinha, sal e pimenta-do-reino.
Para a massa, são necessários também farinha de trigo, açúcar, fermento biológico seco, óleo, ovo e leite morno. Juntos, esses ingredientes formam uma deliciosa esfiha com um recheio suculento e saboroso, envolto em uma massa macia e crocante.
Fermento biológico seco – eu uso um fermento de qualidade com ativação rápida. O fermento seco. Ele ajuda a massa a crescer rapidamente e é o segredo para aquela textura fofa, macia e úmida.
Você pode fazer com fermento biológico fresco.
O fermento biológico fresco é composto por leveduras vivas, que são sensíveis às variações de temperatura e oxigenação. Por isso, ele precisa ser armazenado na geladeira e utilizado em um curto prazo de tempo.
Ele deve ser dissolvido em água ou leite morno antes de ser adicionado à receita.
Se você utilizar ele, você vai utilizar 3X mais em relação ao fermento biológico seco.
Já o fermento biológico seco é obtido a partir de leveduras vivas que são secas e embaladas para preservar a sua atividade.
Ele pode ser armazenado em temperatura ambiente por mais tempo do que o fermento fresco e dispensa a necessidade de dissolvê-lo em liquido antes de adicioná-lo à receita.
Ele é ativado pelo calor e pela umidade da massa durante o processo de fermentação.
Melhor consumo, validade e armazenamento
Ele pode ser consumido quente ou morno.
Armazene coberto até 5 dias no refrigerador. Sempre bem coberto para não ressecar. Pode ser congelado por até 90 dias. Na hora de consumir, deixe descongelando na geladeira de um dia para o outro, ou descongele no micro-ondas. Aqueça no forno ou na air fryer, fica uma delícia.
Essa receita tem o rendimento de 15 esfihas com 90g (50 g de massa crua e 50 g de recheio). Você pode fazer com 30 g de massa para uma esfiha menor, estilo lanchinho, ou maior com 70 g de massa para um lanche maior.
Se Você ama lanches Assim Como Esse, Vai Amar Estas Receitas Fáceis E Deliciosas:
Utensílios que usei nesta receita:
Esfiha fechada
Ingredientes
Ingredientes massa
- 250 g leite ((1 xicara))
- 40 g Açucar refinado ((3 colheres de sopa))
- 7 g Fermento biologico seco ((ou 21 g de fermento biologico fresco))
- 50 g Ovos ((1 ovo médio))
- 15 g Óleo vegetal ((2 colheres de sopa))
- 5 g Sal ((1 colher de chá))
- 450 a 480 g Farinha de trigo ((aproximadamente 4 xicaras))
Ingredientes Recheio
- 650 g Carne moida
- 1 Tomate sem sementes (cortado em cubos)
- 1 Cebola pequena (cortado em cubos)
- 10 a 15 g Sal ((experimente))
- 100 g Suco de limão ((aproximadamente 2 limões))
- Tempero a gosto ((eu usei cheiro verde fresco, pimenta do reino, pimenta daJamaica, páprica defumada, páprica picante, colorau, orégano, tudo em pequenasquantidades.))