JANA CABRAL

imagem da logomarca da jana cabral

Como fazer um Desmoldante caseiro para bolo?

Como fazer um Desmoldante caseiro para bolo?

Feito com 3 ingredientes simples e em uma única etapa, esta receita de desmoldante caseiro garante que seus bolos saíam lindos e certinhos da forma!
Desmoldante caseiro

Como fazer um desmoldante caseiro?

Continua após a publicidade..

Para untar uma forma, você pode usar de vários artifícios, como por exemplo usar manteiga e peneirar um pouco de farinha, ou pode usar um spray desmoldante pronto (o melhor para mim é o CARLEX), com um uso bem prático para uma grande produção, com sabor e cheiro mais forte, e alguns ingredientes extras.

Na minha produção, quando posso, evito sempre que possível ingrediente extras (conservadores, emulsificantes, gases…), então prefiro o desmoldante caseiro que além de simples e barato, seu bolo sairá sempre lindo!

Continua após a publicidade..
Desmoldante caseiro cremoso para bolo

O que é esse desmoldante?

É uma mistura de ingredientes para utilizar em formas e assadeiras para desenformar os bolos de forma pratica e fácil, é um processo de uma etapa que vai proteger o bolo para que ele saía da forma sem danos e quebras.

 Como fazer o desmoldante caseiro?

As receitas de desmoldante caseiro podem variar de ingredientes, mas na maioria das vezes você verá partes iguais de Farinha de trigo, óleo vegetal de sua preferência de sabor mais neutro e uma gordura mais sólida, que pode ser: margarina, manteiga ou gordura vegetal. Para fazer, coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem, até incorporar e ficar um creme sem grumos. Eu misturo os ingredientes a mão, mas você pode usar um mixer.

 Eu utilizo gordura vegetal na maior parte do tempo, por ser de fácil acesso para mim e ser uma gordura muito neutra, sem cheiro forte. Por ser uma quantidade muito pequena em relação ao bolo todo a gordura vegetal não deixará nenhum sabor no bolo. 

Ingredientes para o desmoldante caseiro

Como usar o desmoldante?

Use um pincel ou papel toalha e espalhe na forma toda, em todos os cantinhos e detalhes da assadeira.

Depois de uns 10 a 15 minutos após retirar do forno desenforme o bolo quando ainda estiver morno.

Como untar a forma com desmoldante caseiro

Qual a durabilidade e conservação?

Eu gosto de armazenar o desmoldante caseiro em um pote de vidro bem fechado na geladeira. Com uma validade de cerca de 3 meses a receita que eu uso.

Os ingredientes (farinha, óleo e gordura vegetal) não são perecíveis e podem ter um longo período de armazenamento, desde que não haja uma contaminação cruzada. Se você verificar alguma característica diferente no odor, cor e textura, não utilize! 

Desmoldante caseiro pra bolos
desmoldante caseiro para bolo - receita

Desmoldante Caseiro

Feito com 3 ingredientes simples e em uma única etapa, estareceita garante que seus bolos saíam lindos e certinhos da forma!
Tempo de Preparo10 minutes
tempo total10 minutes
Categoria confeitaria
desmoldante caseiro
Rendimento: 10 bolos em média

Ingredientes
  

  • 60 g Óleo vegetal ((ou 1 parte))
  • 60 g Gordura Vegetal ((ou 1 parte))
  • 40 g Farinha de trigo ((ou 1 parte))

Modo de Preparo
 

  • 1.      Misture todos os ingredientes juntos até incorporar e virar uma pasta homogênea sem grumos.
    passo a passo de como fazer um desmoldante caseiro para bolo
  • 2.      Guarde em um pode hermético e armazene na geladeira.
    Desmoldante caseiro
  • 3.      Aplique uma camada fina e uniforme com um pincel macio e seco em todos os cantos da forma.
    Como untar a forma com desmoldante caseiro

Notas

Dica Útil
-
Antes de utilizar , retire o desmoldante da geladeira e deixe voltar em temperatura ambiente em uma consistência pastosa, ou coloque no micro ondas por alguns segundos para que fique na consistência de uso.

Está gostando do conteúdo Compartilhe

jana cabral

Jana Cabral

Com 21 anos o amor pela confeitaria foi descoberto, desde então a vontade de aprender foi cada vez maior. em 2015 a Chef começou a ensinar, descobriu em si um dom nunca antes descoberto. Hoje já com mais de 2000 Alunos presenciais e online no Brasil e em mais de10 países!Classificada em 4 º lugar como Gran Chef Full Tallent – Cake designer – em 2019 pela Padaria 2000!

posts recentes:

Como fazer um Desmoldante caseiro para bolo?