JANA CABRAL

imagem da logomarca da jana cabral

FAÇA O SEU PRÓPRIO BISCOITO CHAMPANHE | FAÇA VOCÊ MESMO E ECONOMIZE| FÁCIL E RAPIDO – Julho 2023

FAÇA O SEU PRÓPRIO BISCOITO CHAMPANHE | FAÇA VOCÊ MESMO E ECONOMIZE| FÁCIL E RAPIDO – Julho 2023

O biscoito champanhe é uma clássica e delicada sobremesa de origem italiana, também conhecido como "savoiardi". Esses biscoitos são leves, aerados e têm uma textura única e esponjosa. São perfeitos para acompanhar diversas sobremesas, como pavês, tiramisù e charlottes...
receita biscoito champanhe
Continua após a publicidade..

Feitos com ingredientes simples, como ovos, açúcar, farinha e uma pitada de baunilha, os biscoitos champanhe são assados até ficarem dourados e macios por dentro. Sua forma alongada e características pontas levemente curvadas dão um toque elegante à sobremesa.

Continua após a publicidade..

Esses biscoitos versáteis podem ser apreciados sozinhos como um lanche, usados em diversas receitas de sobremesas ou até mesmo mergulhados em bebidas quentes ou geladas. 

A receita do biscoito champanhe é simples e rápida, permitindo que você desfrute dessa delícia em pouco tempo. Sua textura leve e sabor sutil o tornam uma escolha irresistível para adoçar qualquer ocasião.

Por que o biscoito champanhe é tão bom?

Textura única: A textura esponjosa e leve do biscoito champanhe é uma de suas principais características encantadoras. Sua consistência aerada proporciona uma sensação delicada ao paladar, tornando-o a escolha perfeita para combinar com sobremesas cremosas.

Sabor sutil: O biscoito champanhe tem um sabor suave e adocicado, o que o torna versátil para combinar com diferentes ingredientes e sobremesas. Seu sabor discreto não compete com outros sabores, permitindo que ele realce as camadas de outros ingredientes em pratos como tiramisù.

Versatilidade: Além de ser uma sobremesa deliciosa por si só, o biscoito champanhe é amplamente utilizado em diversas receitas de confeitaria. Ele é a base de muitas sobremesas clássicas, como tiramisù, charlottes e outras preparações com camadas.

Absorção de líquidos: Sua estrutura firme, porém macia, permite que o biscoito champanhe absorva líquidos sem se desfazer. Isso o torna perfeito para mergulhar em bebidas quentes, como café, ou para ser embebido em líquidos como licores ou caldas de frutas.

Elegância visual: A forma alongada e pontas curvadas do biscoito champanhe dão-lhe uma aparência elegante, tornando-o um elemento de destaque em qualquer sobremesa em que seja utilizado.

Em resumo, o biscoito champanhe é tão bom por sua textura única, sabor sutil, versatilidade e capacidade de realçar outras sobremesas. É um biscoito que agrada a todos os paladares e é indispensável em muitas receitas clássicas da confeitaria.

receita biscoito champanhe

Dúvidas Frequentes

– Pode fazer em batedeira simples?

Sim, você pode utilizar a batedeira que tem. Você pode fazer na mão também, mas deverá bater muito bem as claras em neve com um fuet. Não indico fazer no liquidificador, pois nessa massa temos que agregar bastante ar, para ficar uma massa super fofa e esponjosa.

Pode fazer meia receita, ou dobrar a receita?

Sim, se for dobrar a receita, dobre todos os ingredientes, inclusive o fermento! Se for fazer meia receita, dívida todos os ingredientes pela metade. Sempre indico o uso da Balança, não tem erro!

Posso usar açúcar cristal ao invés de refinado?

Não indico na massa, mas você pode usar, lembrando que a textura final da sua massa vai alterar, pois o açúcar cristal é mais pesado e não se dissolve com tanta facilidade como o refinado.

Posso fazer essa massa de Chocolate?

Sim, mas eu particularmente não gosto. Vou explicar.

O Chocolate em pó ou o cacau em pó, além do sabor que traz na massa, também tem a função de um ingrediente de estrutura, ele tende a puxar a umidade da massa, deixar mais seca.

Se mesmo assim você quiser fazer essa massa de chocolate eu indico você retirar 50g de farinha de trigo e acrescentar 50 g de chocolate em pó 50% ou cacau em pó. Mas saiba que a massa vai ficar um pouquinho mais seca, mesmo com essa alteração de farinha.

Qual farinha você indica, com ou sem fermento?

Sempre, em todas as receitas que eu fizer de massas de bolo, vou utilizar uma farinha de trigo sem fermento e com no máximo 7% de proteína.

Posso acrescentar emulsificante?

Não. Essa é uma massa que não tem necessidade de usar emulsificante. Existem outras receitas para isso. Mas eu não utilizo.

Fica com cheiro de ovo?

Não fica. Use sempre ovos frescos para isso não acontecer. O cheiro forte do ovo é porque ele já está velho. Quanto mais velho, mais ácido ele tem. 

receita biscoito champanhe

Melhor consumo e armazenamento

Essa receita de biscoitos rende bastante, em média 25 unidades, e dependendo do tamanho que fizer, terá mais ou menos unidades. Você pode armazena-los em um pote hermético por até 15 dias depois de assados ou em uma embalagem de celofane selada tem uma validade de 15 a 20 dias.

Ele pode ficar congelado por até 90 dias.

receita biscoito champanhe

Se Você ama Sobremesas como essa, vai amar estas receitas fáceis e deliciosas:

– Pavê de doce de leite e chocolate

–  Torta de Maçã

–  Torta de chocolate e morango

– Torta Banoffee

Utensílios que usei nesta receita:

 – Forma de Alumínio –  assadeira

– Balança digital

– Colheres e xicaras de medida

– Batedor de Ovos – Fuet

– Grade de Resfriamento para bolos

receita biscoito champanhe

FAÇA O SEU PRÓPRIO BISCOITO CHAMPANHE | FAÇA VOCÊ MESMO E ECONOMIZE| FÁCIL E RAPIDO

Esses biscoitos são leves, aerados e têm uma textura única e esponjosa. Sãoperfeitos para acompanhar diversas sobremesas, como pavês, tiramisù e charlottes,,,
Tempo de Preparo15 minutes
tempo de cozinhar15 minutes
tempo total30 minutes
Categoria biscoitos, Dessert, sobremesas
Cozinha Italian
biscoitos, bolachas
Rendimento: 25 unidades

Ingredientes
  

  • 200 g ovos (Aproximadamente4 ovos médios )
  • 150 g Açucar refinado (Aproximadamente ⅔ xicara)
  • 15 g Pasta de Baunilha (Aproximadamente1 colher de sopa)
  • 120 g Farinha de trigo (Aproximadamente1 xicara)
  • 100 g Amido de milho (Aproximadamente1 xicara)

Modo de Preparo
 

Modo de Preparo

  • 1-     Coloque as claras e as gemas em duas vasilhas separadas.
    2-     Bata as claras em neve
    3-     Adicione o açúcar em seguida.
    4-     Adicione as gemas e a baunilha e bata com a batedeira até formar um creme claro.
    5-      Adicionea farinha peneirada e misture delicadamente.
    6-     Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC).Levar para Assar.

Notas

Para que as receitas fiquem iguais as minhas é importante usar a balança. Se caso não conseguir utilizar a balança tem as medidas de xicaras e colheres medidoras também, mas sempre a melhor opção é balança.
 
 
 
 
A xicara de chá (medida padrão) que eu utilizo em todas as receitas do canal é de capacidade liquida de 240 ml.

Está gostando do conteúdo Compartilhe

jana cabral

Jana Cabral

Com 21 anos o amor pela confeitaria foi descoberto, desde então a vontade de aprender foi cada vez maior. em 2015 a Chef começou a ensinar, descobriu em si um dom nunca antes descoberto. Hoje já com mais de 2000 Alunos presenciais e online no Brasil e em mais de10 países!Classificada em 4 º lugar como Gran Chef Full Tallent – Cake designer – em 2019 pela Padaria 2000!

posts recentes:

FAÇA O SEU PRÓPRIO BISCOITO CHAMPANHE | FAÇA VOCÊ MESMO E ECONOMIZE| FÁCIL E RAPIDO – Julho 2023